Lugar de Resíduo Orgânico é no Aterro?

De acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei nº 12.305/10, apenas os rejeitos deveriam ser encaminhados para o aterro sanitário. No Brasil, é comum escutarmos que o destino correto para o resíduo orgânico é o aterro sanitário. Sendo assim, podemos dizer que o resíduo orgânico é rejeito?


- NÃO. O resíduo orgânico pode ser tratado por meio da compostagem, gerando o melhor adubo que existe, o composto orgânico.


Ciclo do Resíduos Orgânico - Engaia Compostagem

Em Brasília, cada habitante gera em média 1,6 kg de resíduo por dia, mais da metade dessa parcela é composta por resíduo orgânico e até pouco tempo atrás, todo esse montante era encaminhado para o Lixão da Estrutural (considerado o maior lixão da américa latina), causando diversos impactos na água, ar e solo. Atualmente, quase a totalidade dos resíduos de Brasília (inclusive os orgânicos) vão parar no Aterro Sanitário construído próximo da cidade satélite de Samambaia. Mas se resíduo orgânico não deveria estar indo para o aterro, fica aqui um questionamento: -Em quanto tempo teremos outro Lixão?

218 visualizações

© 2020 por Engaia. Todos os direitos reservados.

Entre em contato sempre que precisar
WhatsApp: (61) 98220-9941