© 2020 por Engaia. Todos os direitos reservados.

(61) 98220-9941

DÚVIDAS FREQUENTES

*PLANOS FAMILIARES*

1. Afinal, o que é compostagem?

É o processo biológico ambientalmente seguro de decomposição da matéria orgânica. Trata-se de um processo natural em que os microorganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, que é transformada em adubo (composto orgânico).

 

2. Por que eu deveria participar?! O governo não coleta gratuitamente?

Aterrar não é inteligente,  podemos produzir adubo, gerar renda e criar empregos através da compostagem. 

Em Brasília, os resíduos domiciliares são coletados por empresa terceirizada do SLU. Essa coleta é feita gratuitamente nas áreas residenciais e mais de 90% do resíduo é destinado para Aterro Sanitário, o restante é destinado para outras unidades de tratamento. Evitar o envio de orgânicos para os aterros, alivia a demanda pelos mesmos, que já estão sobrecarregados (aterro sanitário deveria receber apenas rejeitos, como: fraldas, absorventes, descartáveis e papel higiênico usado por exemplo) e evita o risco de contaminação dá água, solo e ar. Além de criar uma economia circular através da criação de emprego e geração de renda.

Se você acredita que a mudança pode começar com o seu exemplo, junte-se a Engaia. Cabe a nós fazermos a diferença!

3. Como faço para participar?

Para participar é simples! Basta acessar www.engaiacompostagem.com.br/residenciais, e escolher o plano que mais se adequa a sua realidade.

1 - Logo após a inscrição você receberá todas as instruções por e-mail.

2 - Receberá um Kit para separar corretamente seus resíduos, composto por: baldinho, recipiente especial, coletor de óleo, sacolinhas compostáveis e manual de instrução.

3 - Iremos até sua casa semanalmente ou quinzenalmente coletar seus resíduos.

Ah, lembrando que todo mês você receberá uma recompensa especial! Iremos fornecer diversas possibilidades e você escolhe o que quer.

4. Como funcionam as recompensas da Engaia?

Todo mês você recebe uma recompensa que pode ser: adubo orgânico, mudinhas, quadrinhos temáticos, sabão, alimentos orgânicos e outras surpresas que podem aparecer. Nossas recompensas variam todo mês e você é quem escolhe o que quer ganhar. A recompensa será entregue no momento da sua coleta.

5. Qual plano devo escolher?

Nós recomendamos o Plano Quinzenal para residências de até 2 pessoas que possuem uma geração de resíduos baixa. O Plano Semanal é indicado para famílias de até 4 pessoas e o Big Family é ideal para residências com muitas pessoas e/ou que geram muito resíduo.

6. Qual é o tamanho do baldinho?

Nossos baldinhos são de 18 litros, o que tem sido suficiente para uma família de até 4 pessoas, mas isso pode variar de acordo com os hábitos alimentares de cada família. Pessoas que cozinham em casa, vegetarianos e veganos acabam enchendo o baldinho mais rápido. É interessante observar que o seu baldinho passa a ser um reflexo do que você se alimenta.

7. O que posso colocar no meu baldinho?

Os alimentos crus, cascas, restos de pão, bolo, guardanapos, sachês de chá, borra de café, palitos de dente e outros, são resíduos que não geram mau cheiro e se acondicionados da maneira correta não atraem moscas e outros bichinhos. E por esse motivo, eles devem ser colocados no baldinho!

Lembrando que o baldinho deverá ser mantido sempre fechado, longe do sol e em temperatura ambiente. Além disso, é importante que não sejam depositados resíduos líquidos no baldinho, recomendamos também abri-lo pelo menos uma vez ao dia para que a pressão dentro dele possa ser aliviada e assim, os resíduos orgânicos possam respirar. =))

8. O que não posso colocar no baldinho?

Não recomendamos que você coloque alimentos cozidos, carnes, ossos e gorduras. Apesar desses resíduos serem compostáveis, após alguns dias no baldinho eles acabam gerando mau cheiro e atraindo bichinhos. Pensando nisso, nossos clientes recebem um recipiente especial para armazenarem esses alimentos no congelador e no dia da coleta colocarem no baldinho.

9. O que posso fazer com os alimentos cozidos?

Os alimentos cozidos devem ser colocados no recipiente especial e armazenados na geladeira ou congelador para que sua decomposição seja desacelerada e assim, vocês não tenham problemas com mau cheiro e odores. No dia da coleta é só colocar esses alimentos no baldinho.

10. Como evitar mau cheiro no meu baldinho?

Colocou os resíduos cozidos na geladeira/freezer e mesmo assim seu baldinho está com odor desagradável? Calma! podemos te ajudar com algumas dicas:

1 - Não deposite resíduos líquidos no baldinho

2 - Recomendamos abrir o baldinho pelo menos uma vez ao dia para que a pressão dentro dele possa ser aliviada e assim, os resíduos orgânicos 'respirem'. 3 - Se quiser, você pode colocar uma camada de serragem ou folhas secas por cima dos resíduos orgânicos.

4 - Coloque os cozidos no baldinho apenas no dia da coleta, até lá, mantenha-os na geladeira/freezer.

10. Alimentos cítricos podem ir para a compostagem?

Sim, citrícos podem ser compostados sem problemas. Somente quando minhocas são utilizadas na compostagem é que os cítricos em excesso devem ser evitados.​

11. Com que frequência o meu baldinho será coletado?

O seu baldinho poderá ser coletado 1 vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do plano escolhido.

12. Existe uma hora exata para passar na minha casa?

Devido ao trânsito e a quantidade de coletas, não informamos o horário exato, mas sim o turno e período de coleta como, por exemplo, sexta, entre 07 e 09 horas. Caso você precise de horário especial, fale conosco e encontraremos uma solução pra você.

13. Posso trocar o dia da minha coleta?

Depende da disponibilidade da nossa equipe. Para isso, basta entrar em contato conosco pelo email: contato@engaiacompostagem.com.br ou pelo telefone: (61) 8220-6974 que encontraremos uma solução para o seu caso.

14. Não tem ninguém em casa na hora da coleta, o que fazer?

Nesse caso você pode deixar o baldinho na portaria, na lixeira do seu andar, com um vizinho, no seu jardim, em frente à sua porta, na frente da sua casa, etc. Caso nenhuma dessas possibilidades seja viável, entre em contato conosco através do email: contato@engaiacompostagem.com.br ou pelo telefone (61): 8220-6974 (o importante é saber que sempre encontraremos uma solução para seu caso).

15. O baldinho está cheio e ainda não chegou o dia da coleta, o que devo fazer?

Orientamos deixar o baldinho fechado até o dia da coleta e colocar o resíduo que for gerado durante esse período em outro recipiente, faremos a coleta normalmente. Se este fato se repetir, talvez seja a hora de mudar de plano.

16. A cada coleta vou receber um baldinho novo?

Não. Nós fornecemos um saco compostável para forrá-lo. Assim, a cada coleta, recolhemos o saco cheio e entregamos um novo, mas o baldinho continua na sua casa.

 

17. O que vem no meu kit?

O Kit fornecido por nossa equipe é composto por 01 Baldinho de 18 litros; 01 recipiente especial para acondicionamento de cozidos/carnes e um outro para armazenagem de óleo usado e um manual de instruções.

18. Moro em uma região que ainda não tem cobertura da Engaia, o que fazer?

Você pode se cadastrar no nosso site demonstrando interesse. Outra opção é juntar um grupo de pessoas da sua região, além de conseguirmos atender a cidade por ter uma demanda maior, vocês podem assinar o plano coletivo, tornando a assinatura mais econômica.

Obs: É obrigatório deixar o baldinho com o saco para a coleta (para evitar que o saco deixe algum líquido vazar, rasgue devido ao peso, atraia animais, etc). Nós iremos fazer a transferência do resíduo para outro recipiente e deixar uma sacolinha nova junto ao seu baldinho.