DÚVIDAS FREQUENTES

*PLANOS FAMILIARES*

1. Afinal, o que é compostagem?

É o processo biológico ambientalmente seguro de decomposição da matéria orgânica. Trata-se de um processo natural em que os microorganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, que é transformada em adubo (composto orgânico).

 

2. Por que eu deveria participar?! O governo não coleta gratuitamente?

Aterrar não é inteligente,  podemos produzir adubo, gerar renda e criar empregos através da compostagem. 

Em Brasília, os resíduos domiciliares são coletados por empresa terceirizada do SLU. Essa coleta é feita gratuitamente nas áreas residenciais e mais de 90% do resíduo é destinado para Aterro Sanitário, o restante é destinado para outras unidades de tratamento. Evitar o envio de orgânicos para os aterros, alivia a demanda pelos mesmos, que já estão sobrecarregados (aterro sanitário deveria receber apenas rejeitos, como: fraldas, absorventes, descartáveis e papel higiênico usado por exemplo) e evita o risco de contaminação dá água, solo e ar. Além de criar uma economia circular através da criação de emprego e geração de renda.

Se você acredita que a mudança pode começar com o seu exemplo, junte-se a ENGAIA. Cabe a nós fazermos a diferença!

3. Como faço para participar?

Para participar é simples! Basta acessar www.engaiacompostagem.com.br/residenciais, e escolher o plano que mais se adequa a sua realidade.

1 - Logo após a inscrição você receberá todas as instruções por e-mail.

2 - Receberá um Kit para separar corretamente seus resíduos, composto por: baldinho, recipiente especial, sacolinhas compostáveis e manual de instrução.

3 - Iremos até sua casa semanalmente ou quinzenalmente coletar seus resíduos.

Ah, lembrando que todo mês você receberá uma recompensa especial! 

4. Como funcionam as recompensas da Engaia?

Todo mês você recebe uma recompensa surpresa que pode ser: adubo orgânico, mudinhas, sementes, quadrinhos temáticos, sabão ecológico, alimentos orgânicos e outras surpresas que podem aparecer. A recompensa será entregue no momento da sua coleta.

5. Qual plano devo escolher?

Nós recomendamos o Plano Quinzenal para residências de até 2 pessoas que possuem uma geração de resíduos baixa. O Plano Semanal é indicado para famílias de até 4 pessoas e o Big Family é ideal para residências com muitas pessoas e/ou que geram muito resíduo.

6. Qual é o tamanho do baldinho?

Nossos baldinhos são de 16 litros, o que tem sido suficiente para uma família de até 4 pessoas, mas isso pode variar de acordo com os hábitos alimentares de cada família. Pessoas que cozinham em casa, vegetarianos e veganos acabam enchendo o baldinho mais rápido. É interessante observar que o seu baldinho passa a ser um reflexo do que você se alimenta.

7. O que posso colocar no meu baldinho?

Os alimentos crus, cascas, restos de pão, bolo, guardanapos, sachês de chá, borra de café, palitos de dente e outros, são resíduos que não geram mau cheiro e se acondicionados da maneira correta não atraem moscas e outros bichinhos. E por esse motivo, eles devem ser colocados no baldinho!

Lembrando que o baldinho deverá ser mantido sempre fechado, longe do sol e em temperatura ambiente. Além disso, é importante que não sejam depositados resíduos líquidos no baldinho, recomendamos também abri-lo pelo menos uma vez ao dia para que a pressão dentro dele possa ser aliviada e assim, os resíduos orgânicos possam respirar. =))

8. O que não posso colocar no baldinho?

Não recomendamos que você coloque alimentos cozidos, carnes, ossos e gorduras. Apesar desses resíduos serem compostáveis, após alguns dias no baldinho eles acabam gerando mau cheiro e atraindo bichinhos. Pensando nisso, nossos clientes recebem um recipiente especial para armazenarem esses alimentos no congelador e no dia da coleta colocarem no baldinho.

9. O que posso fazer com os alimentos cozidos?

Os alimentos cozidos devem ser colocados no recipiente especial e armazenados na geladeira ou congelador para que sua decomposição seja desacelerada e assim, vocês não tenham problemas com mau cheiro e odores. No dia da coleta é só colocar esses alimentos no baldinho.

10. Pode dar mau cheiro? Como evitar?

Nãaaao, isso só acontece se você fizer algo de errado. Siga nossas orientações e sua experiência será perfeita.
 

1 - Não deposite resíduos líquidos no baldinho

2 - Recomendamos abrir o baldinho pelo menos uma vez ao dia para que a pressão dentro dele possa ser aliviada e assim, os resíduos orgânicos 'respirem'. 3 - Se quiser, você pode colocar uma camada de serragem ou folhas secas por cima dos resíduos orgânicos.

4 - Coloque os cozidos no baldinho apenas no dia da coleta, até lá, mantenha-os na geladeira/freezer.

5 -  Forre o fundo do baldinho com jornal ou papelão, ajuda reter a umidade.

10. Alimentos cítricos podem ir para a compostagem?

Sim, citrícos podem ser compostados sem problemas. Somente quando minhocas são utilizadas na compostagem é que os cítricos em excesso devem ser evitados.​ Acesse nosso BLOG e entenda a diferença entre compostagem e vermicompostagem:

 https://www.engaiacompostagem.com.br/post/diferen%C3%A7a-entre-compostagem-e-vermicompostagem

11. Com que frequência o meu baldinho será coletado?

O seu baldinho poderá ser coletado 1 vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do plano escolhido. A data da coleta é pré estabelecida, cada bairro é atendido um dia da semana. Confira o dia do seu bairro em: www.engaiacompostagem.com.br/residenciais

12. Existe uma hora exata para passar na minha casa?

Devido ao trânsito e a quantidade de coletas, não informamos o horário exato, mas sim o turno e período de coleta como, por exemplo, sexta, entre 07 e 09 horas. Caso você precise de horário especial, fale conosco e encontraremos uma solução pra você.

13. Posso trocar o dia da minha coleta?

Depende da disponibilidade da nossa equipe. Para isso, basta entrar em contato conosco pelo email: contato@engaiacompostagem.com.br ou WhatsApp (61) 98220-6974 que encontraremos uma solução para o seu caso.

14. No dia da coleta, onde deixo meu baldinho?

Nossa coleta é feita em horário comercial, sendo assim, dificilmente encontramos nossos parceiros. Recomendamos sempre deixarem o baldinho em local de fácil acesso, como: portaria, lixeira do térreo, frente da casa, cantinho do pilotis, jardim, em frente à sua porta, etc. Caso nenhuma dessas possibilidades seja viável, entre em contato conosco através do email: contato@engaiacompostagem.com.br ou WhatsApp98220-6974 (o importante é saber que sempre encontraremos uma solução para seu caso).

15. O baldinho está cheio e ainda não chegou o dia da coleta, o que devo fazer?

Orientamos deixar o baldinho fechado até o dia da coleta e colocar o resíduo que for gerado durante esse período em outro recipiente, faremos a coleta normalmente. Se este fato se repetir, talvez seja a hora de mudar de plano.

16. A cada coleta vou receber um baldinho novo?

Não. Nós fornecemos um saco compostável para forrá-lo. Assim, a cada coleta, recolhemos o saco cheio e entregamos um novo, mas o baldinho continua na sua casa.

 

17. O que vem no meu kit?

O Kit fornecido por nossa equipe é composto por 01 Baldinho de 16 litros; 01 recipiente especial para acondicionamento de cozidos/carnes e um manual de instruções.

18. Vocês coletam óleo usado?
Sim. Você deve armazenar o óleo em um recipiente bem vedado (ex: garrafas PET) e coloca-lo junto ao baldinho no dia da sua coleta. Nós produzimos sabão ecológico com ele. Demais né?
 

19. Moro em uma região que ainda não tem cobertura da Engaia, o que fazer?

Você pode se cadastrar no nosso site demonstrando interesse. Outra opção é juntar um grupo de pessoas da sua região, além de conseguirmos atender a cidade por ter uma demanda maior, vocês podem assinar o plano coletivo, tornando a assinatura mais econômica.

Obs: É obrigatório deixar o baldinho com o saco para a coleta, assim evita-se que o saco deixe algum líquido vazar, rasgue devido ao peso, atraia animais, etc). Nós iremos fazer a transferência do resíduo para outro recipiente e deixar uma sacolinha nova junto ao seu baldinho.

© 2020 por Engaia. Todos os direitos reservados.

Entre em contato sempre que precisar
WhatsApp: (61) 98220-9941